
Relacionamentos abusivos, empregos tóxicos, dependência emocional e por aí vai…
A terapia ajuda ao paciente tomar consciência de seus problemas traumas e dores e ressignificar estas questões, mas cabe ao paciente decidir se (ou quando) ele vai realmente querer mudar seu destino.
Um trauma de passado explica muitas coisas na vida de uma pessoa e acaba se tornando justificativa para muitas atitudes e resultados ruins ao longo da vida, como aquele discurso “… por isso eu sou assim…”.
Às vezes o trauma é exatamente aquilo que sustenta a pessoa nesta vida, ela usa o trauma como apoio para suas ações, ela depende dele para dar conta do que tem que fazer e ainda não esta pronta para superar e seguir em frente de forma saudável, livre, leve e se responsabilizando por seus atos.
Tornar-se adulto é buscar recursos e entender que, uma vez amadurecido, a maior parte do que acontece na sua vida é sua responsabilidade, uma vez que envolve escolha, permissão e atitude. Entender o que te aconteceu, saber quem você é de verdade e reconhecer seus medos e suas limitações é parte fundamental neste processo. Mudar requer conhecimento e coragem, muita coragem!!!!!!
“O MAIS IMPORTANTE DE TUDO NÃO É O QUE FIZERAM DE VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ VAI FAZER COM O QUE FIZERAM DE VOCÊ.” Jean Paul Sartre
E aí, até que ponto você está disposto a mudar o seu caminho e a sua forma de caminhar?